A ideia de transpassar para um único texto os momentos mais importantes da Phygital em 2022 parece cada vez mais trabalhosa à medida que, ao olhar para trás, temos a plena consciência do quão significativo, transformador e duradouro foi esse período de 365 dias. Entretanto, e mesmo com essa ressalva, nossa equipe se sente no direito célebre de transmitir um pouco da jornada de aprimoração e desenvolvimento que a empresa trilhou no ano passado. Segue então uma breve homenagem narrativa, não só ao tempo que foi passado, mas aos funcionários, parceiros e clientes que ajudaram a compor esse processo de crescimento, da cabeça aos pés, experienciado pela Phygital.
Dubai Expo (Itaipu):
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No primeiro evento do ano, e primeiro passo a se distanciar de um período de quase dois anos de pandemia, nossa equipe teve o privilégio de desenvolver uma ativação para ser entregue na Dubai Expo, maior evento mundial a acontecer presencialmente desde o início do Covid 19, e que mobilizou cerca de 7 bilhões de dólares para sua produção. O pavilhão brasileiro dispôs de um espaço com cerca de 4 mil metros quadrados, que acomodou um imenso espelho d'água como parte da experiência sensorial que foi promovida. Desenvolvemos, em parceria com a Promotour e a Binacional Itaipu, uma experiência integrada, elaborada a partir de um aplicativo nativo criado do zero, que ficou (e continua) disponível na Play Store e Apple Store. Cinco abas principais compunham a jornada do APP, localizadas na parte inferior da interface, em um pequeno e intuitivo menu de seleção. A primeira aba, “Home”, apresentava a Binacional Itaipu e fornecia diversos conteúdos sobre a usina hidrelétrica e todos os projetos e eventos que ela promove. A aba subsequente proporcionava todas as informações do espetáculo “A lenda das cataratas”, dramaturgia cênica inspirada livremente na lenda da criação das cataratas, e que ficou em cartaz durante 11 dias do evento. A terceira aba exibia um mapa digital completo dos dois andares do pavilhão brasileiro, ilustrando o ambiente com precisão para que os usuários pudessem se orientar, e destacando as principais ativações. A quarta aba promovia uma experiência interativa sustentável; através de um breve cadastro o usuário poderia realizar uma compensação de carbono, ou seja, para cada registro feito a Binacional Itaipu plantaria uma árvore personalizada em área de restauração florestal, como parte da proposta climate positive da empresa, que captura mais CO² do que emite. A quinta e última aba hospedava nossa experiência interativa e um leitor de QR Code integrado. A dinâmica funcionava da seguinte maneira; através da ferramenta de modelagem 3D produzimos modelos animados de cinco animais icônicos da fauna Brasileira, e a partir do recurso de realidade aumentada elaboramos uma jornada no estilo “caça ao tesouro”. Ficaram espalhados pelo evento cinco totens, cada qual com um QR Code representando um dos animais. Ao fazer a leitura através do aplicativo, o usuário acessava uma Photo Booth virtual que possibilitava gerar um conteúdo com o animal (posicionado digitalmente através da realidade virtual).
Lufthansa (Welcome Printer):
Nossa equipe recebeu, pouco após nossa estreia em Dubai, o briefing de um projeto muito interessante. A Lufthansa havia acabado de inaugurar seu mais novo voo direto; Rio - Munique, que conectava sem escalas a cidade maravilhosa à casa do Oktoberfest. Para promover essa grande novidade, a empresa estava em busca de uma ativação diferenciada que realmente dialogasse não só com o público alvo mas com a campanha em si. Após algumas reuniões criativas encontramos uma solução que contemplava todos os objetivos do projeto e oferecia uma experiência memorável aos participantes. Nossa Welcome Printer, como foi nomeada, viajou até o aeroporto do Galeão, onde operou por duas semanas ininterruptas. A ativação possuía uma dinâmica inédita; após um cadastro (que proporcionava uma surpresa no final da jornada), o usuário escrevia uma breve mensagem de boas vindas para receber seus entes queridos, que era automaticamente impressa por nosso equipamento em folha A4. O setup dessa ativação foi desenvolvido com o máximo de planejamento possível, pois além da necessidade de cumprir com todos os procedimentos e diretrizes relacionados a efetuar uma montagem em aeroporto, o equipamento também deveria funcionar sem a necessidade de manutenção constante, e apresentar um método intuitivo e simples para que a reposição dos insumos fosse feita. O software da ativação possuía quatro opções de idioma (português, inglês, alemão e espanhol) e funcionava através de uma jornada intuitiva de menus de seleção, proporcionando uma dinâmica “self service”. No final da jornada ainda havia a surpresa de que todos os usuários que participaram da experiência concorreram a um par de passagens para o novo voo Rio - Munique.
Holambra II (Cooperativa)
A Phygital também esteve presente no maior evento do setor de irrigação do estado de São Paulo, o Irrigashow, iniciativa da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP) para fomentar o desenvolvimento da agricultura irrigada no país. Nossa equipe viajou para a cidade de Holambra II e, em parceria com a Cooperativa Holambra, promovemos uma dinâmica de imersão completa. A ideia do projeto era proporcionar ao público visitante uma experiência interativa em realidade virtual, que incorporasse a identidade da marca e reunisse informações sobre os produtos a serem divulgados. Foram inúmeras semanas de programação e desenvolvimento para dar vida ao ambiente digital que receberia os usuários. Criamos uma fazenda virtual com cinco ambientes animados principais, e que possibilitava ao usuário uma movimentação e exploração livre do espaço, guiando-se através de placas de madeira incorporadas ao cenário. Nossa fazendinha VR foi composta por: uma sede (que contava com o mapa completo do ambiente), uma estação de pesagem de caminhões, uma colheitadeira (que desempenhava sua função na plantação de soja), um pivô de irrigação e um drone. A ativação foi um dos destaques da feira e conseguiu dialogar com uma parcela consideravelmente abrangente do público, proporcionando uma experiência informativa que divertiu crianças, adultos, iniciantes e profissionais da área.
Call of Duty (Warzone 2.0)
Como uma empresa que promove a aplicação da tecnologia, e que está sempre em busca de novas ferramentas e perspectivas, não é difícil de imaginar que nossa equipe é formada em sua maior parte por fanáticos do Video Game. É mais fácil ainda de imaginar então o quão especial foi para nossos desenvolvedores trabalhar no evento de lançamento da nova atualização do Call of Duty Warzone. Promovendo mudanças significativas no aspecto geral do game e providenciando alguns ajustes na jogabilidade, a nova versão do jogo atraiu fãs do Brasil inteiro para celebrar esse lançamento, em um evento promovido por uma das maiores franquias de jogos de todos os tempos. O espaço proporcionou aos visitantes uma experiência completa; transmissão de partidas online em tempo real e com narração ao vivo, espaços exclusivos para gameplay, distribuição de lanches patrocinados pelo Burger King, brindes especiais e uma cabine de fotos premium desenvolvida por nós da Phygital. A ativação operou através de três totens para que não houvessem filas, a jornada era intuitiva e produziu um resultado surpreendente. O conteúdo final contava com um background inspirado na estética da atualização, além de envio automático, segmentação artificial e um overlay personalizado que ajudou a compor o visual da foto.
Claro & HBO (Chute 5G)
Seguindo a linha de lançamentos em 2023, a Phygital produziu uma ativação completamente inédita que operou durante um mês inteiro em dois shoppings distintos, um localizado em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro. Essa ativação fez parte da campanha da Claro, em parceria com a HBO e a TNT, que promoveu simultaneamente a transmissão ao vivo das partidas da Champions League e o novo 5G mais rápido do Brasil. Foram meses de desenvolvimento, mobilizando nossa equipe quase que por completo, para tornar realidade uma experiência que mesclava diversas dinâmicas e processos distintos. A jornada foi imaginada ( e funcionou) da seguinte maneira; dentro de uma sala com fundo infinito, e tamanho considerável, o usuário teria como objetivo chutar uma bola (Oficial da Champions League) o mais forte que conseguisse, em direção a uma superfície amortecedora. Nosso software, em sinergia com o maquinário, faria a captação de dois tipos de informação; através de uma câmera preposicionada seria captado um vídeo completo do chute do participante, enquanto nosso sensor de precisão desempenharia a medição da velocidade da bola, a partir de seu movimento. Esses dados seriam então enviados automaticamente ao computador principal que, após o processamento, inserção de overlays animados, segmentação do usuário e aplicação do background (estádio da Champions League), seriam transformados no conteúdo final. O vídeo resultado era composto por uma vinheta inicial da Champions League, em seguida nosso software inseria o vídeo do usuário (em slow motion) juntamente com a velocidade atingida pela bola (através de um overlay animado), seguido por uma frase de transição que dizia “e se esse chute fosse 5g ?”. O vídeo então rebobinava e passava de novo agora na velocidade normal com overlays da campanha 5G, onde a velocidade do chute dessa vez era muito maior. A partir de um cadastro, efetuado com facilidade em nosso monitor touch screen, o usuário recebia seu conteúdo para compartilhar nas redes sociais. Apesar de ser um projeto consideravelmente complexo, e graças a expertise da nossa equipe, o resultado foi extremamente gratificante e acabou por se tornar um marco em nossa retrospectiva.
Inauguração da Sede no Rio + Rock in Rio (Ipiranga & Engov)
A ativação do chute 5G não passou nem perto de ser o único projeto que entregamos no Rio de Janeiro, muito pelo contrário, a demanda foi tão grande que acabou resultando na maior surpresa do ano: a inauguração de uma filial da Phygital na cidade maravilhosa. Montamos uma equipe primordial que passou por um treinamento intensivo, incorporando: nossa dinâmica de atendimento, processo criativo, etapas e técnicas de desenvolvimento, logística de entregas, postura profissional e obsessão pela excelência. Após algumas semanas de aprendizado, e graças a dedicação e afinco de todos os profissionais, reconhecemos a qualificação e competência da equipe recém-formada e declaramos que a mesma estava apta não só a operar sob o nome Phygital, como a proporcionar uma experiência de expertise proeminente aos clientes, algo que faz parte indissociável do propósito e da identidade da empresa. Tivemos, como resultado direto de nossos esforços, uma estreia tão merecida quanto surpreendente e ilustre. Foi um privilégio indescritível trabalhar em um dos maiores, se não o maior, festival de música de todos os tempos; o icônico Rock in Rio. Como se expor nosso trabalho no festival já não fosse a epítome da realização, tivemos a oportunidade também de trabalhar em parceria com duas grandes marcas: Ipiranga e Engov. A Ipiranga construiu um grandioso stand, tomado pela identidade visual da marca e que contou com um rooftop com vista privilegiada do palco mundo, onde os visitantes puderam relaxar em um ambiente exclusivo e recarregar as energias para acompanhar os shows de seus artistas preferidos. A parte térrea dispunha de uma cenografia incrível; um corredor de arcos retangulares que emolduravam, em seu final, um backdrop iluminado com o slogan da campanha: “Histórias que só tem aqui”. Esse foi o cenário utilizado para nossa ativação de Roaming Booth, que ofereceu um registro premium a todos os visitantes que por lá passaram. O conteúdo final foi cuidadosamente estilizado com efeitos de P&B, Glitch, Flash, Scope e Stripes além de cortes muito bem organizados, isso tudo sem comprometer o destaque ao cenário e aos estilosos e entusiasmados participantes. Com base na qualidade e quantidade de conteúdos gerados é fácil dizer que, além de um sucesso absoluto, os vídeos gerados por nossa Roaming Booth constituíram uma recordação tão inesquecível quanto o festival em si. As ativações que desenvolvemos para a Engov propunham dinâmicas completamente distintas e, do ponto de vista de desenvolvimento, eram consideravelmente complexas. Uma delas foi produzida a partir de uma dinâmica de gamificação já consagrada, nos inspiramos nos jogos de dança muito comuns nos “arcades”, onde o jogador (em cima de uma plataforma e olhando para a tela) deve pressionar com os pés os botões correspondentes. O laborioso processo de construir, do zero, cada um dos componentes que constituíram o “setup” final exigiu de nossa equipe concentração absoluta e uma perícia incontestável. Produzimos uma plataforma especial que comportava um monitor de 55” polegadas , protegido por uma robusta placa de acrílico ultra resistente (o suficiente para suportar o peso dos usuários). A superfície também contou com sensores de precisão que reconheciam não só o movimento mas também o local em que ele foi realizado. O monitor então exibia oito retângulos de cores distintas, que acendiam conforme a música e a coreografia apresentadas em uma outra tela localizada na frente do usuário. Desta maneira o participante reconhecia o retângulo a ser pressionado e, com o pé, pressionava o espaço correspondente. Nosso software contabilizava os erros e acertos convertendo-os em pontos, que somados, compunham o placar de desempenho do usuário. Ao final de cada partida a pontuação do participante era incorporada a um ranking em tempo real, onde o melhor jogador do dia ganharia prêmios exclusivos da Engov. A outra experiência, que operou no mesmo stand, caracterizou a estréia da nossa ativação inédita de Photo Freeze. Assim como o jogo de dança, essa solução contou com um maquinário específico de operação (e configuração) consideravelmente complexas. Através de uma estrutura de ferro semicircular e sólida, são posicionadas seis câmeras subsequentes que, integradas ao software através de uma interface, são disparadas simultaneamente. As fotos capturadas, que compartilham o mesmo enquadramento mas com ângulos diferentes, são colocadas em sequência a formar um GIF. O conteúdo final surpreendeu todos os participantes, apresentando um dinamismo singular e trazendo a sensação de que o tempo parou por um instante.
CCXP (Gincana Neosaland)
Um dos momentos mais memoráveis do ano foi sem sombra de dúvidas nossa participação na CCXP, e não foi uma participação qualquer. Tivemos a oportunidade de produzir uma ativação que ocupou quase que inteiramente o stand da Neosaldina (a Neosaland). Ficamos encarregados de desenvolver não só a dinâmica em si mas como toda a jornada do começo ao fim, desde o momento em que o usuário chegava no stand até o momento em que ele ia embora. A experiência foi produzida no formato de uma gincana interativa, onde os participantes (divididos em grupos) deveriam realizar as provas propostas, no menor tempo possível. Eram quatro desafios (um para cada membro do grupo) com dinâmicas distintas e que demandavam diferentes habilidades dos participantes, explorando sua destreza, velocidade, agilidade e até mesmo seu conhecimento do universo Nerd/Geek. Nossa equipe de programadores elaborou um sistema integrado de cronômetros que contabilizava tanto o tempo individual de cada participante quanto o tempo da equipe. Desenvolvemos também um sistema automatizado de registro, que permitiu às equipes efetuar o cadastro prévio e agendar um horário para participar da competição, assim solucionando da alta demanda. Dessa maneira os participantes, ao invés de ficarem presos a fila, puderam então desfrutar do evento sem preocupações, pois assim que fosse chegado seu horário um sms era instantaneamente enviado com o aviso. A jornada proposta funcionou com perfeição e eficiência, contentando tanto nossa equipe quanto os visitantes. As equipes campeãs de cada dia foram presenteadas com nada menos que um Xbox Series S para cada integrante da equipe.
São Paulo Fashion Week (Localiza)
O ano de 2022 foi marcado por inúmeros e prestigiados eventos; festivais, confraternizações, convenções, festas, feiras e tudo que você leitor puder imaginar. E mesmo com todos esses destaques, há um que reivindica merecidamente seu posto de ilustre dos ilustres, e esse foi o São Paulo Fashion Week. O espaço escolhido era tão elegante quanto se podia imaginar, carregava uma estética industrial limpa, adornada por diversas e charmosas obras; pinturas, fotografias, instalações, … O evento também contou com uma feirinha gastronômica, além dos renomados desfiles e diversas ativações de marca, dentre as quais estava nossa Roaming Booth personalizada. O espaço da localiza proporcionou duas experiências distintas, uma em cada lado do stand. Na frente, uma dinâmica interativa que convidava os visitantes a soltar a criatividade e produzir, através de tablets, o design do novo uniforme da empresa, onde o melhor seria escolhido e produzido. A parte de trás hospedou nossa ativação de premium de Photo Opportunity, desenvolvida em parceria com a equipe da Localiza e da Sherpa 42. A dinâmica visava explorar o backdrop do stand, enfeitado por projeções animadas que contavam com encantadores padrões de cores e formas. As animações foram projetadas não só no fundo como no usuário também, conferindo um efeito único ao conteúdo e que harmonizou perfeitamente com a estética e o estilo do evento e dos participantes. Os vídeos gerados consolidaram a qualidade da Roaming Booth e servem até hoje como referência para criação de novos conteúdos.
Arena Brasileira (QG Amazon)
O Ibirapuera sediou um evento inédito destinado aos torcedores fanáticos pela seleção verde e amarela, um lugar perfeito para assistir todos os jogos da Copa do Mundo. A locação era extremamente espaçosa e contava com um palco principal onde, além dos shows de artistas brasileiros aclamados como Anitta e Luísa Sonza, também havia um imenso telão que transmitiu as partidas ao vivo. O evento contou com inúmeros stands das marcas favoritas da galera, eram infinitas opções de experiências, brindes, conteúdos e muito mais. Um dos espaços de maior destaque foi o da Amazon, que contou com quatro dinâmicas distintas mas igualmente incríveis; um jogo de tabuleiro em tamanho real (com direito a dado gigante), uma máquina de garra com prêmios especiais, a tão disputada tirolesa e uma experiência premium de Photo Opportunity desenvolvida pela equipe da Phygital; o Photo Freeze. Através de nossa ativação, os usuários tiveram a oportunidade de gerar um conteúdo de recordação diferente de qualquer outro presente no evento. A experiência foi bem semelhante à produzida no Rock in Rio, mas contava com uma jornada otimizada. A partir da leitura leitura do QR Code disponível na entrada do stand, o usuário fazia um cadastro e recebia automaticamente um QR Code pessoal, podendo assim participar das quatro ativações de maneira rápida e descomplicada, sem a necessidade de refazer o cadastro e recebendo todos os conteúdos gerados direto no celular.
Tour da Taça (Coca-Cola)
Para fechar o ano com chave de ouro, recebemos um briefing que acabou
por se tornar não só um dos mais notáveis de 2022, como também da promissora história da Phygital. Ainda em clima de Copa, fomos convocados pela Coca-Cola para produzir quatro soluções personalizadas que operariam em um evento exclusivo, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. O tour da taça, como foi chamado, trouxe para o Brasil a taça das taças, para que assim os torcedores visitantes (e público do evento) pudessem ver de perto a glória e realização, moldadas em ouro, que só os campeões do mundo podem possuir. Nossa equipe desenvolveu então, com devido entusiasmo e alguns dias de brainstorming, quatro incríveis ativações de Photo Opportunity, sendo uma delas completamente inédita. Produzimos; uma Booth 360° com timeline de efeitos simples (apenas cortes, zoom e slow) e overlay Coca-Cola / World Cup, uma dinâmica de trading trading cards com nome e foto personalizáveis, uma experiência premium de cabeçada em slow motion e, é claro, a tão almejada foto com a taça. Nossas trading cards foram geradas a partir de uma jornada personalizada que usou Tablets para hospedar nosso software e operar a ativação, tornando a experiência leve e veloz (atendendo a alta demanda sem demora). A dinâmica da cabeçada levou um pouco mais de tempo para ser desenvolvida, após inúmeros testes, nossa equipe conseguiu definir com precisão a melhor lente e o melhor ângulo para que fosse gravado o surpreendente vídeo em slow motion do usuário dando uma cabeçada de craque na bola suspensa. A jornada da “Foto com a Taça” também foi adaptada para atender o máximo de usuários no menor tempo possível, em aproximadamente 15 segundos por pessoa. Isso foi possível através do sistema que desenvolvemos, o qual integrava uma câmera profissional (para captura da imagem) a um smartphone de alta performance (para o compartilhamento instantâneo) através de um “handle” portátil especial que conseguia comportar tanto a câmera quanto o telefone. O evento foi um sucesso absoluto e nossas soluções não pararam nem mesmo por um segundo. Foi com essa sensação de realização e dever cumprido que nossa equipe encerrou o ano, para descansar, e se preparar para o ano novo que se aproximava.
Gostaria de tomar um tempo para agradecer a todos que estiveram presentes em nossa jornada; nossa equipe, nossos parceiros e nossos clientes, e dizer que estamos ansiosos para trabalhar e experienciar com vocês tudo que 2023 nos reserva. Obrigado a todos.
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